Acompanhe as notícias da Aceleradora Herd e as atualizações sobre nossas startups.

Nosso blog reúne as notícias mais recentes dos nossos trabalhos. Para mais informações, siga nossas redes sociais e entre em contato conosco!

Voltar

Networking: a rede de sucesso do seu negócio

Redação Herd

18 de junho de 2019

Quem nunca ouviu a frase: “quem tem amigos tem tudo”? Essa é uma premissa que vale para o networking, porém nem sempre um contato de networking precisa ser um amigo(a) pessoal. Amizade e networking são coisas que não precisam, necessariamente, estar relacionadas.

O termo networking refere-se a rede de relacionamento, do inglês net = rede e work=trabalho, ou seja, é sua rede de contatos profissionais que facilita troca de conhecimento e oportunidades. A relação das pessoas neste formato é uma movida por interesses mútuos. Não existe uma receita pronta de como fazer networking, pois cada indivíduo emprega traços de sua personalidade e estratégias de marketing pessoal, o que sugerimos são dicas de como aperfeiçoar e ter sucesso em sua trajetória profissional.

Construir um bom networking pode ser fator determinante para sucesso no meio profissional, sobretudo para empreendedores. Uma palestra, um curso que participou, conhecer pessoas em eventos, grupos de discussão, fornecedores, colegas de trabalho, trabalhos voluntários, são vários os ambientes em que você pode encontrar pessoas que agreguem a sua rede e, em diversas ocasiões, com custo financeiro zero. Até mesmo suas atividades pessoais ou um hobby pode ser uma ocasião para conhecer novos contatos, afinal todos fazemos parte de uma sociedade e nossos assuntos não podem apenas se limitar ao meio profissional.

Eventos são locais excelentes para fazer networking, pensando nisso a Rede Mulher Empreendedora reserva em seus Cafés com Empreendedoras um momento para “exercício de networking” em que as mulheres participantes trocam seus cartões, possibilitando o surgimento de novas parcerias. Mas para toda ação que vise um benefício para seu negócio, exige-se estratégica, até mesmo na entrega de cartões!  A relevância de um contato geralmente é mais importante do que a quantidade de contatos. Sair distribuindo cartões ou adicionando pessoas no Linkedin sem critérios nem sempre pode ser a melhor forma de abrir conexões. Antes de tudo você precisa ter bem claro quais são seus objetivos, qual é o pitch de seu negócio e o que você pode dar em troca, assim ao realizar networking você se conecta com pessoas que realmente possam agregar ao seu negócio e vice e versa, afinal quando se trata deste tipo de relacionamento deve-se ter consciência de estar disposto a ajudar.

Quando se é uma  startups ou um negócio participante de processos de aceleração, tem-se a vantagem de acessar contatos e pessoas que sozinho dificilmente um empreendedor conseguiria. A Aceleradora Herd trabalha visando conectar as aceleradas a pessoas e mentores estratégicos, além de inserção em eventos e apresentação para investidores, e para isso conta com as conexões da Rede Mulher Empreendedora. Outro impulsionador de relacionamento em uma aceleradora é a formação de uma rede entre as empresas aceleradas, as mentorias coletivas oferecidas pela Herd são momentos preciosos em que as empreendedoras conhecem o negócio das demais e podem expor seus feitos, proporcionando grandes oportunidades de interação e parcerias.

Após dar início às suas conexões, o que garantirá o sucesso de sua rede será como você nutre esses relacionamentos. E isto é algo construído diariamente, como interações pelo linkedin ou convites para cafés e almoços. Para ser lembrado e indicado à boas oportunidades é necessário estar em evidência e contato constante. Principalmente se considerarmos que ao longo prazo as pessoas transformam suas carreiras, e um contato inicial hoje, como um mentor por exemplo, pode vir a se tornar um conselheiro ou sócio no futuro de seu empreendimento. Todas essas ações poderão facilitar algo que é uma verdadeira preciosidade nos dias atuais, o famoso “quem indica”.  Mas tenha em mente que networking é um exercício e quanto mais se praticar melhor poderá se expressar e mais facilidade de interações ganhará, só é necessário o primeiro passo e naturalmente terá acesso a conexões fundamentais ao seu negócio.

Ingrid Sandrini – comunicação e eventos 
contato ingrid@rme.net.br

Compartilhar